PORQUE RECICLAR?

A reciclagem do alumínio oferece muitas vantagens. Os benefícios da atividade podem ser medidos pela economia de energia elétrica e da bauxita (minério que origina o alumínio primário) e pelo aspecto social, tendo como base a geração de renda promovida pela atividade e o número de famílias atendidas por projetos sociais ligados à reciclagem.

Para devolver o alumínio ao mercado, a reciclagem economiza 95% da energia elétrica que seria utilizada na produção do metal a partir da bauxita. O volume de alumínio reciclado no Brasil em 2004, 270 mil toneladas, economizou cerca de 3.900 GWh/ano, ou seja, energia suficiente para atender, por exemplo, a demanda anual do setor industrial da cidade de São Paulo. Além da economia de energia elétrica, a reciclagem de alumínio evitou a mineração de mais de um milhão toneladas de bauxita.

A atividade injeta recursos nas economias locais, cria novos empregos e gera renda para aproximadamente 160 mil pessoas em uma série de atividades que vão desde a coleta até a transformação final da sucata em novos produtos. Leva desenvolvimento e aumenta a oferta de empregos no país. Sem falar da criação de novas atividades e da maior demanda da indústria de base, com máquinas e equipamentos especiais necessários para a reciclagem do alumínio.

No aspecto ambiental, a reciclagem do alumínio diminui o volume de lixo gerado, poupando espaço nos aterros sanitários. Também estimula a consciência ecológica, incentivando também a reciclagem de outros materiais, por meio de programas de educação ambiental. Em 2004, mais de 16 mil escolas, creches e instituições cadastradas em programas de reciclagem de alumínio trocaram latas usadas por mais de 14 mil itens, entre equipamentos eletrônicos, mobiliário, kits escolares e cestas básicas.

Matriz
Rua São Paulo, 57, Centro, Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3201-7477Veja o mapa
Filial
Praça Vaz de Melo, 117, Centro, Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3201-7477Veja o mapa
by Harlley